Notícias

Nova programação da 22ª Festa Nacional do Pirão promete fazer história com doze dias de festa e nove shows nacionais

Festa do Pirão Barra Velha Nova programação da 22ª Festa Nacional do Pirão promete fazer história com doze dias de festa e nove shows nacionais A capital catarinense do pirão vai ser palco de shows nacionais e regionais,...

A capital catarinense do pirão vai ser palco de shows nacionais e regionais, apresentações culturais e muita diversão

A Prefeitura Municipal de Barra Velha, através da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura - FUMTEC, divulga a nova programação da 22ª Festa Nacional do Pirão. A maior festa cultural e gastronômica da cidade acontece de 5 a 16 de setembro. Neste ano, serão doze dias de muita gastronomia à base do pirão, apresentações culturais e shows nacionais e regionais que vão atrair visitantes de todo o país.

No palco cultural, o público vai acompanhar apresentações folclóricas como boi de mamão, roda de viola, danças tradicionais de diferentes etnias, além do tradicional concurso "Farinha pouca, meu pirão primeiro". Na Vila Açoriana, espaço montado no ginásio de esportes Alfredo José de Borba, a FUMTEC em parceria com a Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina - Seccional de Barra Velha vai receber escritores e vai apresentar poesias e muita música.

O rodeio country que acontece nos dias 14, 15 e 16 de setembro, ganhará uma nova estrutura com arquibancada ampla. A entrada será gratuita e os visitantes poderão acompanhar montaria em touro, palhaços e show pirotécnico. Nesta edição da Festa também acontece o 6° Encontro de Trilheiros Pirão na Lama e o 1° Encontro de Jipeiros.

Na grade de shows nacionais, o primeiro dia de festa, 5 de setembro, terá o show gratuito da dupla Milionário e Marciano, apresentando o projeto “Lendas”. No dia 6, os fundadores do sertanejo universitário, João Neto e Frederico, vão se apresentar no palco da festa, trazendo sucessos como “Lê lê lê”.

No feriado da Independência, dia 7 de setembro, a Festa do Pirão recebe MC Kevinho, e em seguida, o grupo Turma do Pagode. Os sertanejos Marcos e Belutti assumem o palco da festa no sábado, dia 8. A dupla estourou nacionalmente com a música “Domingo de manhã”, em 2014. Os cantores continuam fazendo sucesso com músicas como “Eu era” e “Romântico anônimo”. Outro show nacional acontece no domingo, dia 9 de setembro. A dupla romântica Jorge e Mateus, consagrada com os hits “Pode chorar”, “Voa beija-flor”, entre outras músicas, vai agitar a festa.

No dia 14, sexta-feira, a dupla Marcos Paulo e Marcelo, filhos dos sertanejos Milionário e José Rico, realizam show com entrada gratuita. As coleguinhas Simone e Simaria sobem no palco da 22ª Festa Nacional do Pirão no sábado, dia 15 de setembro. No último dia de festa, dia 16, acontece o Soyre com as bandas Explosão e Banda Legal.

Quem já garantiu o ingresso para assistir ao show da dupla Simone e Simaria que aconteceria no dia 7 de setembro, pode utilizar o ticket para assistir ao show de MC Kevinho e Turma do Pagode ou assistir ao show de Simone e Simaria no dia 15. Quem deseja receber o dinheiro de volta pode solicitar o valor apresentando o ingresso na bilheteria da festa, localizada na Avenida Paraná, n°610, no Centro.

Os ingressos estão à venda no site www.ingressonacional.com.br e nos pontos de venda:

- Farmapassos – Centro
- Farmácia União – Centro
- Néia Boutique – Centro
- Paviloche – Centro
- Farmácia Bittencourt – São Cristóvão
- Farmácia Itajuba – Itajuba
- Lizz Roupas e Acessórios – Centro
- Bilheteria da festa – Rua Paraná, nº 610 – Centro
São João do Itaperiú
- Mercado Barrim.

Prefeitura de Barra Velha lança 22ª edição da Festa Nacional do Pirão

Festa do Pirão Barra Velha Prefeitura de Barra Velha lança 22ª edição da Festa Nacional do Pirão Prefeitura de Barra Velha lança 22ª edição da Festa Nacional do Pirão Festa acontece de 5 a 9 de...

Prefeitura de Barra Velha lança 22ª edição da Festa Nacional do Pirão

Festa acontece de 5 a 9 de setembro

A maior festa cultural e gastronômica de Barra Velha foi oficialmente lançada nesta quarta-feira, dia 25 de julho. A Prefeitura de Barra Velha, por meio da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura – FUMTEC, deu início à 22ª Festa Nacional do Pirão, que acontece de 5 a 9 de setembro.

O lançamento aconteceu no salão Bellas Festas, no Bairro São Cristóvão, e contou com a participação do prefeito Valter Zimmermann, da primeira-dama Soneiva Cruz, do vice-prefeito Fábio Brugnago, do presidente da Câmara de Vereadores, Alex Palmital, do presidente da FUMTEC, Daniel Pontos da Cunha, do secretariado municipal, da imprensa local, entre outras autoridades convidadas.

Uma das novidades deste ano na Vila Açoriana, espaço que será montado no ginásio de esportes Alfredo José de Borba, é o palco literário, onde a FUMTEC em parceria com a Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina - seccional de Barra Velha, vai receber uma programação com escritores, poesia e música. No palco cultural, danças típicas, apresentações folclóricas e o popular concurso “Farinha pouca, meu pirão primeiro”, vão mostrar as tradições açorianas presentes em Barra Velha.

Outro destaque para esta edição da festa, é a realização da 1ª trilha de integração de jipeiros. A trilha contará com a participação de atletas de diversas regiões do Brasil que vão percorrer o interior da cidade, promovendo o turismo na rota Caminhos do Interior. O encontro de trilheiros Pirão na Lama também é presença confirmada. Na sua 6ª edição, promete muita adrenalina para os amantes do motocross.

O rodeio country receberá nesta edição uma nova estrutura de som, luz, arquibancadas e arena. Nos dias 6, 7 e 8 de setembro, o público poderá acompanhar montaria em touro, palhaços, show pirotécnico, com entrada gratuita. Na praça de alimentação, dez barracas de associações vão comercializar pratos típicos de Barra Velha. Pirão com linguiça e outras opções da gastronomia barra-velhense poderão ser provadas durante os cinco dias de festa.

Shows Nacionais

O primeiro dia de festa, 5 de setembro, terá o show gratuito da dupla Milionário e Marciano, apresentando o projeto “Lendas”. No dia 6, os fundadores do sertanejo universitário, João Neto e Frederico, vão se apresentar no palco da festa, trazendo sucessos como “Lê lê lê”.

No feriado da Independência, dia 7 de setembro, a Festa do Pirão recebe as irmãs sertanejas Simone e Simaria, donas do hit “Meu violão e o nosso cachorro”. Os sertanejos Marcos e Belutti assumem o palco da festa no sábado, dia 8. A dupla estourou nacionalmente com a música “Domingo de manhã”, em 2014. Os cantores continuam fazendo sucesso com músicas como “Eu era” e “Romântico anônimo”.

O último show acontece no domingo, dia 9 de setembro. A dupla romântica Jorge e Mateus, consagrada com os hits “Pode chorar”, “Voa beija-flor”, entre outras músicas, vai encerrar a grade de shows nacionais.

Os ingressos estão à venda no site https://goo.gl/dzEQe9 e nos pontos de venda:
- Lizz Roupas e Acessórios – Centro
- Farmapassos – Centro
- Farmácia União – Centro
- Néia Boutique – Centro
- Paviloche – Centro
- Farmácia Bittencourt – São Cristóvão
- Farmácia Itajuba – Itajuba
- Bilheteria da festa – Rua Paraná, nº 610 – Centro
São João do Itaperiú
- Mercado Barrim

História da Festa Nacional do Pirão

Com o intuito de promover o turismo na baixa temporada, o então prefeito de Barra Velha, Orlando Nogaroli, junto com o secretário de Turismo, Fausto Rocha Junior e o artista plástico Juarez Machado, criaram a Festa Nacional do Pirão, em 1997. O evento foi destaque no ano seguinte, com a presença do jornalista Maurício Kubrusly, que apresentou a festa em rede nacional através do programa Fantástico, da Rede Globo.

No ano de 2017, a festa foi novamente destaque com a reportagem da jornalista e apresentadora Renata Alves no programa Hoje em Dia, transmitido pela Record TV. A matéria focou não só na gastronomia, mas também no lado pitoresco do pirão, suas variedades e o concurso “farinha pouca, meu pirão primeiro”, que elege o mais rápido comedor de pirão do Brasil.

Com o passar dos anos, a festa cresce em número de visitantes, dimensões e atrações. A cada edição, a Festa Nacional do Pirão abre espaço para apresentações diversas, shows nacionais, apresentações culturais açorianas, e a gastronomia a base do pirão.

De 5 a 9 de setembro, a capital catarinense do pirão estará em Festa!

Festa do Pirão Barra Velha De 5 a 9 de setembro, a capital catarinense do pirão estará em Festa! A Prefeitura de Barra Velha, através da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura – FUMTEC, preparou uma mega...

A Prefeitura de Barra Velha, através da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura – FUMTEC, preparou uma mega programação pra você curtir a 22ª Festa Nacional do Pirão. A festa inicia no dia 5 de setembro com o show nacional das lendas Milionário e Marciano com entrada gratuita. No dia 6, a animação fica por conta da dupla sertaneja João Neto e Frederico, além de Bruno Scandalli do Programa do Ratinho.


No feriado da Independência, 7 de setembro, as coleguinhas Simone e Simaria vão agitar Barra Velha e, em seguida, a festa continua com a banda Explosão. Dois grandes shows acontecem no sábado, 8 de setembro. O palco da Festa Nacional do Pirão vai receber os sertanejos Marcos e Belutti e Igor Ferraz. Pra fechar com chave de ouro, Jorge e Mateus, a dupla sertaneja mais romântica do Brasil encerra a festa no dia 9, em seguida o grupo Tchê Chaleira comanda o baile. Garanta seu ingresso antecipado no site www.ingressonacional.com.br ou nos pontos de venda. Corra, pois são poucas as unidades do 1° lote, a partir do dia 13 de julho de 2018.

Na praça de alimentação, 10 barracas de associações estarão comercializando pratos típicos de Barra Velha e claro, o tradicional pirão com linguiça que é nosso carro chefe. Lá, você também poderá provar diversas delícias da gastronomia barra-velhense.

O ginásio de esportes Alfredo José de Borba vai se transformar na Vila Açoriana, onde você vai acompanhar diversas apresentações folclóricas e culturais que enaltecem as nossas tradições açorianas.

Além dos shows nacionais, a 22ª FENAPIR contará com exposições, encontro de jipes, encontro de trilheiros Pirão na Lama e o tradicional rodeio country nos dias 6, 7 e 8 com montaria em touro, palhaços, show pirotécnico e o melhor: a entrada é gratuita. Reúna a família e os amigos e vem pra Festa do Pirão!
 

RAINHA E PRINCESAS DA 22ª FESTA NACIONAL DO PIRÃO SÃO ELEITAS EM BARRA VELHA

Festa do Pirão Barra Velha RAINHA E PRINCESAS DA 22ª FESTA NACIONAL DO PIRÃO SÃO ELEITAS EM BARRA VELHA Na noite do dia 21 de Abril, sábado, na Sociedade Recreativa de Barra Velha aconteceu o baile de escolha da rainha e princesas da...

Na noite do dia 21 de Abril, sábado, na Sociedade Recreativa de Barra Velha aconteceu o baile de escolha da rainha e princesas da 22º Festa Nacional do Pirão. Na ocasião 18 candidatas foram avaliadas por 5 jurados nos quesitos dicção, desenvoltura, beleza e simpatia. A cerimônia teve inicio as 21h30 e contou com a despedida da realeza da 21º edição da festa, e com a apresentação do Grupo Alma Açoriana.

Logo após o desfile o público pode conhecer a nova realeza da cidade. Aline Schlingmann que representou a associação Lions Club de 17 anos, moradora do bairro São Cristóvão ficou com o titulo de Rainha da Festa, Daniela Policarpo tem 19 anos, representou a associação 11 de Maio e ficou com o titulo de 1º Princesa, e a faixa de 2ª Princesa ficou a linda Bianca Macedo moradora do bairro Itajuba e representante da associação Bombeiros Comunitários.

Todo ano a Fundação de Turismo Esporte e Cultura (FUMTEC) inova o baile, este ano a decoração foi embasada no próprio baile, e contou com panelinhas de pirão com coroas que foram confeccionada pela Secretária de Assistência Social. O evento também contou com telões de led, e uma mega estrutura de luz e som.

O símbolo oficial da festa a "panelinha do pirão", está de cara nova, segundo o presidente de Turismo Daniel Pontes da Cunha a ideia é inovar na cor e desing da panelinha a cada edição da festa, fazendo com que a cada ano a panelinha deixe a edição da festa marcada.

A função da realeza é divulgar Barra Velha através da 22º Festa Nacional do Pirão, para todo os estado de Santa Catarina. A festa acontecerá nos dias 6,7,8 e 9 de Setembro, e contará com uma mega estrutura, além de shows nacionais, apresentações, culturais, rodeio country e uma deliciosa gastronomia a base do pirão.
 

Cerca de 140 mil pessoas prestigiam a 21ª Festa Nacional do Pirão

Cerca de 140 mil pessoas passaram pela 21ª Festa Nacional do Pirão, realizada entre a quarta-feira (6/9) e o domingo (10/9) em Barra Velha (SC).
Um grande público aproveitou a semana do feriado da Independência para degustar a deliciosa gastronomia a base do pirão, que contou com variedades de 10 pratos típicos. Turistas e moradores puderam desfrutar de uma super estrutura, show nacionais e também o Rodeio Country que foi novidade da edição de 2017.

A edição do concurso “Farinha pouca, meu pirão primeiro” que é tradição na festa, contou com 15 participantes no total. O grande vencedor foi Carlos Luiz Eduardo da Luz, o "Rei do Pirão" levou pra casa o prêmio de R$ 1 mil e o título de “Papa pirão de Barra Velha”.

O evento acontece todo ano no mês de Setembro, no qual é esperado ansiosamente por moradores e turistas de Barra Velha. A festa conta com uma mega estrutura, show nacionais, apresentações culturais e claro uma deliciosa gastronomia a base do pirão.

Festa do Pirão Barra Velha Cerca de 140 mil pessoas prestigiam a 21ª Festa Nacional do Pirão Cerca de 140 mil pessoas passaram pela 21ª Festa Nacional do Pirão, realizada entre a quarta-feira (6/9) e o domingo (10/9) em Barra Velha...

Lançamento da 21º Festa Nacional do Pirão divulga novo traje das realezas e confirma realização do Rodeio Country

Coquetel de lançamento foi oferecido aos empresários e autoridades locais

A 21º Festa Nacional do Pirão, que acontece entre os dias 6 e 10 de setembro, promete ser o maior evento cultural e gastronômico de Barra Velha. Para dar início aos preparativos da festa, o prefeito Valter Zimmermann esteve no restaurante Estação 101, na noite de sexta-feira, 28, acompanhado de autoridades e empresários locais para o coquetel de lançamento da 21º Festa Nacional do Pirão - Barra Velha SC.

Na ocasião, o novo traje das realezas da festa foi apresentado. O vestido da segunda princesa, Diandra Souza, representa os pontos turísticos de Barra Velha. Já o traje da primeira princesa, Thainá Góis, foi inspirado nas belas praias do município. Por fim, o vestido da rainha, Thauana Venturas, representa a manifestação cultural e religiosa da cidade. Com o intuito de garantir a segurança do evento, a 21º Fenapir vai contar com monitoramento através de câmeras de segurança com identificação facial e em tempo real.
Outra novidade para a festa deste ano é o retorno do Rodeio Country. A atração vai contar com uma estrutura de som, luz, arquibancadas e arena.


A 21º Festa Nacional do Pirão vai receber apresentações dos artistas Luan Santana, Anitta, Zezé di Camargo e Luciano, Antony e Gabriel, Munhoz e Mariano e Trio Parada Dura, além de diversas atrações regionais. "A cada ano, a Festa do Pirão recebe ainda mais visitantes e leva ainda mais longe o nome de nossa cidade. Para este ano, a equipe da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura está preparando um grande evento que promete ser um sucesso", comemora o presidente da Fumtec, Daniel Pontes da Cunha.


Além do prefeito Valter Zimmermann, participaram do evento o vice-prefeito Fábio Brugnago, a primeira-dama Sol Cruz, os vereadores Eduardo Peres, Juliano Bernardes, Jorge Borghetti, Maurício Simas, Marcelo Nogaroli e Thiago Pinheiro. O prefeito de São João do Itaperiu, Clézio Fortunato, também se fez presente. O ex-prefeito e idealizador da Festa Nacional do Pirão, Orlando Nogaroli, esteve no encontro e foi homenageado pelos parlamentares. "Nesta noite, eu e minha equipe nos comprometemos a fazer da 21º Fenapir um sucesso", garante o prefeito Valter Zimmermann.

Fotos: Giro Urbano
Assessoria de Imprensa PMBV/FUMTEC
Pamela Simas Fogaça
Mariana Rodrigues Fagundes.

  • Festa do Pirão Barra Velha -
  • Festa do Pirão Barra Velha -
  • Festa do Pirão Barra Velha -

Barra Velha lança a 19ª Festa Nacional do Pirão

A expectativa é que 120 mil pessoas passem pelos três pavilhões da festa

“Em setembro todos os caminhos levam a 19ª Festa Nacional do Pirão.” Com essa frase o Presidente da Fundação Municipal de Turismo, Esporte e Cultura, Thiago Pinheiro, declarou lançada a edição 2015 da festa que acontecerá entres os dias 04 e 07 do referido mês. A cerimônia aconteceu na noite de sexta-feira, 26, no Restaurante Estação 101 da Parada Ferreti, com a presença de 180 pessoas entre, autoridades, empresários e imprensa. Durante o lançamento diversas novidades foram apresentadas e logo depois os convidados puderam degustar um coquetel com algumas variedades de pirão e docinhos portugueses.

Na grade de shows nacionais uma grande variedade foi apresentada esse ano. Na primeira noite da festa quem comanda a festa é o pagode do Raça Negra e o reggae do Armandinho. No sábado, o pop rock do Jota Quest deve arrastar uma multidão e na sequência a dupla de DJ’s Fat Duo encerra a noite. No domingo a festa começa com Dany e Rafa e segue com o show nacional de Bruno e Marrone. No feriado, segunda-feira, dois shows nacionais totalmente gratuitos: o gospel do cantor Jonas Vilar e o sertanejo da dupla Carreiro e Capataz.

Os ingressos começarão a ser comercializado a partir dessa terça-feira através do site www.oiingressos.com.br a preços acessíveis. O primeiro lote da pista custará R$20,00 e na Área VIP R$40. Reforçando a ideia de festa popular, a organização criou duas modalidades de passaporte que dão direito aos três dias de shows: Pista (R$50) e VIP (R$100). 

Novidades da 19ª Edição

Uma das singularidades apresentadas no lançamento é a confecção de dois modelos de selos utilizados pelos Correios. Um deles leva a imagem da realeza da festa e o outro a panelinha símbolo do evento. Na ocasião, o prefeito Claudemir Matias e o presidente da Fumtec entregaram algumas unidades para o ex-prefeito e criador da festa, Orlando Nogaroli e sua esposa, a ex-vereadora Oléias Nogaroli. 

Na sequência um típico caboclo do litoral invadiu a cerimônia e alegrou o público com a sua irreverência. Tratava-se do novo mascote da Festa Nacional do Pirão, um pescador que agora leva o nome de Pirãozito, escolhido pelos internautas com 27% dos votos. A apresentação aconteceu ao som de um jingle criado para divulgar a festa. “A edição 2015 é a edição das novidades. Estamos trabalhando para promover uma festa diferente de todas que já tivemos,” disse Thiago Pinheiro.

E como festa gastronômica, a praça de alimentação também terá alterações. Serão 30 stands, sendo que em 10 deles o pirão deve ser o prato principal. O número de mesas e cadeiras também será expandido para melhor acomodar os visitantes. Outra reivindicação atendida pela organização da festa é a troca da marca das bebidas comercializadas. “Trocamos por marcas mais conhecidas e estabelecemos um valor acessível,” comentou Thiago. 

Novos Trajes da Realeza
Em meio a tantas novidades a Fumtec resolveu inovar também na roupa daquelas que representam a festa. Os novos trajes da Rainha e Princesas foram confeccionados pela estilista Katia Blahobrazoff, tendo como inspiração os traços fortes que compõem as características desta cidade: sua economia, natureza e religiosidade. A base para toda a composição é a cultura açoriana que tem marco na colonização de Barra Velha. O resultado final é um modelo diferente de todos que já foram utilizados. 

O traje da segunda princesa tem como tema a economia local. As curvas onduladas no barrado da saia recebem bordados de barcos de pesca representando a ferramenta de trabalho e os coqueiros representando as paisagens que fazem de Barra Velha uma cidade turística. 

O traje da primeira princesa mostra as belezas da natureza representada pelo mar. O barrado da saia leva desenhos que remetem às escamas e bordados de peixes saltando. Nos três vestidos podemos notar características açorianas através das listras da saia rodada e a sobre-saia branca remetendo um avental.

O traje da Rainha, embora tenha formato diferente, é uma composição que carrega traços dos dois vestidos. Além de levar as cores azuis e amarelas nos bordados, como identidade visual da festa, recebe também as cores vermelha e prata em alusão a Festa do Divino Espírito Santo, outra grande festividade cultural. Sobre o colete da rainha um forte detalhe açoriano é o lenço estampado. 

  • Festa do Pirão Barra Velha -
  • Festa do Pirão Barra Velha -
  • Festa do Pirão Barra Velha -
  • Festa do Pirão Barra Velha -
  • Festa do Pirão Barra Velha -
  • Festa do Pirão Barra Velha -
  • Festa do Pirão Barra Velha -
  • Festa do Pirão Barra Velha -
  • Festa do Pirão Barra Velha -
  • Festa do Pirão Barra Velha -

E A TRADIÇÃO SE CUMPRE!

Com a presença de aproximadamente 600 pessoas na Igreja Matriz, deu-se início nanoite de ontem as novenas preparatórias para a Festa Divino Espírito Santo. A missa foi celebrada pelo Pároco Fred Jorge e contou com a presença dos Padres Mario Hack, Miroslaw Michalczewski e Jorginho, ambos com passagem pela Paróquia.

Na ocasião o casal imperial Aldemiro José de Lima e Vera Lúcia dos Reis Lima agradeceram a presença de todos e deixaram o convite para que a comunidade continue comparecendo nas demais novenas, bem como nos três dias de festa. Segundo eles, os dois grupos de foliões visitaram mais de 2,8 mil residências durante os 50 dias que antecederam a festa.

Na primeira noite os noveneiros eram os três poderes de Barra Velha e São João do Itaperiú, Ex-Imperadores da Festa, Fundação Municipal de Turismo Esporte e Cultura, Secretaria de Bem Estar Social, Pastoral da Criança e Profissionais da Comunicação. Ao fim da missa, a Rainha da 19ª Festa Nacional do Pirão, Amanda Hess e as Princesas Flavia Ferreira e Gabrielly Karoline, entregaram ao casal imperial a panelinha símbolo da nossa festa.

  • Festa do Pirão Barra Velha - Realeza da 19ª Festa Nacional do Pirão presente na novena de abertura da Festa do Divino Espírito Santo 2015.
  • Festa do Pirão Barra Velha - Realeza e o Vice-Prefeito de Barra Velha, Fabio Brugnago.
  • Festa do Pirão Barra Velha - Realeza e o Prefeito de Barra Velha Claudemir Matias, juntamente com o Vereadora Léia.
  • Festa do Pirão Barra Velha - Realeza da 19ª Festa Nacional do Pirão e o Prefeito de São João do Itaperiú Rovani Dalmonego.
  • Festa do Pirão Barra Velha -
Nome
E-mail
Telefone
Mensagem
Resolva :