Sobre a Festa

Em 1997 para atrair turistas e movimentar a rede hoteleira e gastronômica na baixa temporada, o então prefeito Orlando Nogaroli pensou em um grande evento para a cidade. Foi quando chamou o ator de novelas Fausto Rocha Junior para assumir a secretaria de Turismo, e a partir da ideia do artista plástico Juarez Machado, criaram a Festa Nacional do Pirão.

Na primeira festa (1997), os destaques foram a dupla sertaneja Maurício e Mauri, o grupo Os Serranos, e o show do apresentador de TV Mário Vendramel (já falecido) e suas dançarinas. A rainha Franciele Rosa e as princesas Ana Paula e Ellen Worm, foram escolhidas por um júri de jornalistas durante o lançamento do evento.Neste ano, a festa foi realizada no pátio do atual Supermercado Dubom.

Festa do Pirão Barra Velha Novo Conteúdo 21

A consagração da festa veio rápido, quando um ano depois de sua criação, esteve presente na festa o jornalista global Maurício Kubrusly, mostrando a festa em rede nacional através do Fantástico. A partir daí, sua estrutura e programações foram crescendo e concretizando o sucesso do evento. Após passar por vários locais da cidade, a festa hoje é realizada em frente ao Ginásio Municipal Alfredo José de Borba.

A primeira edição da festa, em 1997, ficou marcada pelo preparo de um pirão gigante. A organização utilizou um tacho de ferro, usado geralmente nos engenhos para a produção de farinha de mandioca. Para ser aquecido, o recipiente de ferro demorou aproximadamente uma hora para que pudesse começar o preparo do prato. A refeição a base de caldo de peixe foi servida para mais de mil pessoas que estavam presentes na abertura da festa.

Já em 2005 a festa recebeu um novo atrativo de peso. A maior panela de ferro do mundo, reconhecida pelo Guinnes, pesa 12 toneladas e ficou exposta na entrada do evento. O recipiente pertence ao Sítio Novo, empresa que promove grandes eventos em Joinville. São 9,24 metros de circunferência, volume de 7.450 litros, dois metros de altura. A tampa pesa 1.583 quilos e a colher, 300 quilos. Na panela já foi preparado um delicioso carreteiro, servido para 15 mil pessoas. A ideia de preparar o tradicional pirão chegou a ser cogitada em Barra Velha, mas não foi concretizada.